Tragédia na BR‑262: onça-pintada é atropelada em trecho crítico da rodovia
Animal foi encontrado morto próximo a Miranda; número de atropelamentos de fauna silvestre ultrapassa 2.300 em dois anos e alerta ambientalistas

Uma onça-pintada fêmea adulta foi encontrada morta, na madrugada desta terça-feira (08), na BR‑262, nas proximidades da cidade de Miranda, a 208 quilômetros de Campo Grande. O animal, símbolo do Pantanal sul-mato-grossense, foi vítima de atropelamento — o segundo caso registrado em menos de 15 dias no mesmo trecho.
Segundo a PMA (Polícia Militar Ambiental), o corpo do felino foi removido e será taxidermizado para fins de educação ambiental e campanhas de conscientização. A rodovia, que cruza reservas ecológicas e áreas de travessia de animais silvestres, se tornou um dos maiores corredores da morte para a fauna nativa.
Desde maio de 2023, foram registrados mais de 2.300 atropelamentos de animais de médio e grande porte ao longo do trecho entre Campo Grande e Corumbá. “É uma tragédia silenciosa. A instalação de passagens de fauna e sinalização adequada é urgente”, cobra o biólogo João Magno, do projeto Biota/MS.
O caso reacende o debate sobre investimentos em infraestrutura ecológica e fiscalização ambiental nas estradas federais.
COMENTÁRIOS