PF desmonta esquema de tráfico aéreo e lavagem de dinheiro em Campo Grande e Corumbá
Operação Tramesa prende suspeitos e revela rota internacional de drogas da Bolívia para o Brasil via voos comerciais e veículos com fundos falsos

A Polícia Federal deflagrou na manhã desta terça-feira (08) a Operação Tramesa, desmantelando uma organização criminosa que atuava no tráfico internacional de drogas e lavagem de dinheiro entre a Bolívia, Corumbá e Campo Grande. A ação cumpriu seis mandados de busca e apreensão e quatro de prisão preventiva, emitidos pela 3ª Vara Federal de Campo Grande.
De acordo com a PF, o grupo criminoso usava passageiros de voos comerciais como “mulas” e também veículos adaptados com compartimentos ocultos para transportar cocaína. Em uma das apreensões anteriores, 28 quilos da droga foram interceptados com um dos integrantes do grupo, já monitorado desde 2024.
Além do tráfico, o grupo lavava dinheiro por meio de contas bancárias de terceiros, empresas de fachada e transações disfarçadas de compra e venda de bens. Um dos presos foi autuado em flagrante na operação por porte de entorpecentes.
A PF destacou que as investigações continuam e que a cooperação internacional com autoridades bolivianas poderá ampliar o cerco ao fornecimento de drogas pela fronteira.
COMENTÁRIOS