Irã lança mísseis contra diversas cidades israelenses e em Be’er Sheva acabou atingindo o Centro Médico Soroka
O hospital um dos principais da região sofreu danos estruturais significativos

Em uma nova escalada no conflito com Israel, o Irã lançou na madrugada desta quinta-feira (19) uma barragem de mísseis contra diversas cidades israelenses, atingindo diretamente o Centro Médico Soroka, em Be’er Sheva, no sul do país. O hospital, um dos principais da região, sofreu danos estruturais significativos.
Segundo autoridades locais, o ataque deixou dezenas de feridos, muitos deles atingidos por estilhaços de vidro e destroços. O número de vítimas ainda está sendo atualizado, mas já se fala em pelo menos 56 feridos em Be’er Sheva, com relatos de danos também em outras cidades como Tel Aviv, Holon e Ramat Gan.
A estrutura do hospital foi parcialmente destruída. Vários andares tiveram vidraças estilhaçadas e parte do teto desabou. Equipes médicas e pacientes foram rapidamente transferidos para áreas de segurança dentro do próprio prédio, já que o hospital estava em modo de emergência desde o início das hostilidades.
O governo israelense classificou o ataque como um crime de guerra. O ministro da Defesa, Yoav Gallant, prometeu uma resposta “dura e imediata”. Israel já havia realizado, horas antes, bombardeios a instalações nucleares iranianas, incluindo o reator de Arak e centros de pesquisa em Natanz e Isfahan.
Em um tom ainda mais agressivo, o ministro Israel Katz afirmou que o líder supremo do Irã, Aiatolá Ali Khamenei, “não pode continuar existindo”, aumentando as expectativas de uma possível escalada militar ainda mais grave nos próximos dias.
Este é um dos episódios mais críticos da guerra entre os dois países desde o início dos ataques diretos há cerca de uma semana.
COMENTÁRIOS