Seja bem-vindo
Campo Grande,03/02/2026

  • A +
  • A -

Líder do "segundo escalão" do PGC é preso em Ponta Porã após operação integrada


Líder do Hélio Ricardo Cardoso Filho, conhecido como ‘GG’, estava foragido. (Foto: Divulgação)

Um dos principais líderes da facção criminosa Primeiro Grupo Catarinense (PGC) foi preso no último sábado (31), em Ponta Porã. Hélio Ricardo Cardoso Filho, conhecido como "GG", estava foragido, mas mantinha um papel de comando estratégico na organização.

Integrante do chamado "segundo ministério" do PGC, GG foi localizado em um bunker fortemente armado por meio de uma operação de inteligência. A ação foi coordenada pelo Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) da Polícia Militar de Santa Catarina, com apoio da Polícia Federal e da Divisão Especial de Investigação Criminal (Deic) da Polícia Civil, no âmbito da Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (Ficco-SC).

Ele será transferido para o sistema prisional de Santa Catarina, onde responde por crimes como homicídio, sequestro, porte ilegal de arma de fogo de uso restrito e organização criminosa.

Segundo as investigações, GG era responsável por ordenar execuções, sequestros e ações violentas na disputa interna da facção e em suas atividades criminosas no estado. A ele é atribuída a autoria de uma das chacinas mais violentas dos últimos anos em Santa Catarina, que resultou na morte de quatro homens de Minas Gerais e São Paulo, após sequestro e tortura. O líder também é investigado por autorizar outros homicídios ligados ao PGC.




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.