Seja bem-vindo
Campo Grande,03/02/2026

  • A +
  • A -

Maduro e Esposa respondem a acusações de narcoterrorismo em tribunal dos EUA


Maduro e Esposa respondem a acusações de narcoterrorismo em tribunal dos EUA Foto de Nicolás Maduro preso por agentes americanos.

O presidente venezuelano Nicolás Maduro comparecerá, pela primeira vez, a um tribunal federal dos Estados Unidos nesta segunda-feira (5). Ele enfrentará acusações de narcoterrorismo, as quais foram utilizadas pela administração anterior do presidente Trump como base legal para sua captura e subsequente extradição para Nova York.

O julgamento está marcado para o meio-dia (14h no horário de Brasília) perante um juiz em Manhattan. Cilia Flores, esposa de Maduro, também responderá judicialmente.

O casal foi detido durante uma operação militar norte-americana em Caracas no último sábado (3) e, em seguida, transferido para uma prisão na cidade de Nova York.

As acusações formais contra Maduro incluem conspiração para narcoterrorismo, conspiração para importação de cocaína, além de posse e conspiração para posse de armas automáticas e dispositivos destrutivos contra os Estados Unidos.

Como réu no sistema jurídico americano, ele terá garantidos os mesmos direitos de qualquer acusado, inclusive o direito a um julgamento por um júri composto por cidadãos de Nova York.

Espera-se que a defesa questione a legalidade da prisão, alegando que Maduro possui imunidade judicial por ser chefe de Estado soberano — status que os Estados Unidos não reconhecem, não o considerando o líder legítimo da Venezuela.

Antes de sua captura, Maduro e seus aliados afirmavam que a hostilidade dos EUA era motivada pelo interesse nos ricos recursos petrolíferos e minerais do país.

Após a detenção, o ex-presidente Trump declarou que os EUA “administrariam” a Venezuela temporariamente. No entanto, no domingo (4), o secretário de Estado Marco Rubio esclareceu que o país não assumiria o controle governamental do dia a dia, limitando-se a fazer cumprir a já existente “quarentena do petróleo” contra o regime venezuelano.




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.